A Importância de um Plano de Negócios

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Plano de Negócios

Não importa há quanto tempo você está em operação, sua empresa precisa de um plano. Um bom plano de negócios pode ajudá-lo a obter fundos para sua startup ou expandir sua operação.

Mesmo que você não esteja procurando uma injeção de capital neste momento, um plano de negócios ainda pode ser uma grande ajuda. O processo de criação de um plano de negócios obriga você a analisar sua empresa e avaliar o que está funcionando – e o que não está. Ele pode ajudá-lo a se concentrar nas coisas certas e fornecer um roteiro para o sucesso futuro.

A importância de um plano de negócios

Há alguns anos, uma empresa de software pesquisou seus usuários para determinar o quão útil era um plano de negócios para o sucesso. Os resultados foram revisados ​​pela Universidade de Oregon para validação, e parecem apontar para os melhores resultados para aqueles com planos de negócios:

Daqueles que criaram planos, 64% aumentaram seus negócios, em comparação com 43% das empresas que ainda não haviam concluído um plano.

Aqueles que criaram planos eram mais propensos a obter um empréstimo ou capital de investimento.
Um estudo da Babson College descobriu que um plano de negócios por escrito não era tão importante – a menos que você estivesse tentando levantar fundos. Em casos envolvendo levantamento de capital ou obtenção de empréstimo, as empresas com planos tinham maior probabilidade de obter o financiamento de que necessitavam.

Considere a empresa Coffee House, Inc. Os fundadores estão empolgados em fornecer uma cafeteria para os clientes que usam sua própria marca de café. Eles pretendem moer os grãos no café para fornecer café fresco, bem como vender alguns de seus produtos a granel para clientes que querem fazer cerveja em casa. Eles também podem vender acessórios para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo sua experiência com café, na loja e em casa.

A Coffee House não tem certeza sobre como proceder ou medir o sucesso. Um plano de negócios pode tirar idéias dos fundadores, colocá-los no papel e fornecer um roteiro para agir.

Você ficará feliz em ter um plano de negócios

Qualquer empresa que espera captar recursos, seja com a ajuda de empréstimos ou através de capital de risco, precisa de um plano. Se você aparecer no banco para pedir um empréstimo, todos os tomadores de decisão vão querer ver um plano de negócios. Os capitalistas de risco também gostam de saber que você está organizado e informado e que tem uma estratégia para ajudá-los a obter um retorno sobre o investimento.

No entanto, você pode se beneficiar de um plano de negócios além de arrecadar dinheiro. Mesmo que você não esteja procurando financiamento, ficará feliz em ter uma orientação quando estiver tentando descobrir qual deve ser seu próximo passo. A seção de análise de mercado pode ajudá-lo a esclarecer seus esforços para que você se concentre na coisa certa para encontrar o seu nicho e explorá-lo.

Uma boa descrição do negócio pode ajudar você a permanecer no caminho certo, enquanto as estratégias de vendas podem lembrá-lo de como você planeja aumentar sua receita. Seu plano de negócios é organizar e planejar com antecedência, para que você tenha a disposição do terreno e esteja pronto para construir seu negócio de uma maneira que faça sentido. Quando você enfrenta incertezas e não sabe ao certo para onde ir em seguida, seu plano de negócios pode fornecer a orientação de que você precisa.

7 elementos de um plano de negócios

Seu plano de negócios bem pensado permite que os outros saibam que você está falando sério e que você pode lidar com tudo o que a empresa exige. Ele também pode fornecer um roteiro sólido para ajudá-lo a navegar pelas águas difíceis. Os sete componentes que você deve ter em seu plano de negócios incluem:

  • Sumário executivo
  • Descrição do negócio
  • Análise de mercado
  • Gestão da organização
  • Estratégias de vendas
  • Requisitos de financiamento
  • Projeções financeiras


Todos esses elementos podem ajudá-lo a construir seu negócio, além de mostrar aos credores e potenciais patrocinadores que você tem uma ideia clara do que está fazendo.

Sumário Executivo

O resumo executivo é basicamente o passo do elevador para o seu negócio. Destila todas as informações importantes sobre o seu plano de negócios em um espaço relativamente curto. É uma visão de alto nível de tudo e deve incluir informações que sintetizem as outras seções do seu plano.

Uma das melhores maneiras de escrever o resumo executivo é terminá-lo por último, para que você possa incluir as ideias importantes de outras seções.

O resumo executivo da Coffee House, Inc. concentra-se na proposta de valor do negócio. Veja o que eles escreveram em seu plano:

“Pesquisas de mercado indicam que um número crescente de consumidores em nossa cidade está interessado na experiência do café. No entanto, não há um local viável para eles conhecerem e aprenderem localmente. Em vez disso, eles só têm acesso a café rápido. A Coffee House, Inc., fornece um local para as pessoas desfrutarem de grãos frescos e apreciarem verdadeiramente sua xícara.

“A Coffee House, Inc., fornece um hub para uma subcultura de café, oferecendo aos clientes um lugar para comprar seus próprios suprimentos de moagem de café, além de aproveitar a atmosfera moderna de uma cafeteria.

“Os fundadores da Coffee House, Inc., são aficionados do café com experiência na indústria do café e conexões com operações de cultivo sustentável. Com a experiência e o conhecimento da equipe do Coffee House, um nicho perdido na cidade pode ser cumprido ”.

Descrição do Negócio

Esta é sua chance de descrever sua empresa e o que ela faz. Inclua uma olhada quando a empresa foi formada e sua declaração de missão. Estas são as coisas que contam sua história e permitem que outras pessoas se conectem a você. Ele também pode servir como seu próprio lembrete de por que você começou em primeiro lugar. Vá para esta seção para motivação se você se encontrar perdendo vapor.

Algumas das outras perguntas que você pode responder na seção de descrição do negócio do seu plano incluem:

Qual é o modelo de negócios? (Quais são sua base de clientes, fontes de receita e produtos?) 
Você tem relações comerciais especiais que lhe oferecem uma vantagem?
Onde você está localizado?
Quem são os objetivos?
Qual é a estrutura legal?
Quais são algumas das oportunidades de mercado?
Qual é o seu crescimento projetado?

Responder a essas perguntas limita seu foco e mostra possíveis financiadores e apoiadores de como você está vendo seu empreendimento.

Análise de Mercado

Esta é a sua chance de analisar sua concorrência e o estado do mercado como um todo. Sua análise de mercado é um exercício de ver onde você se encaixa no mercado – e como você é superior à concorrência.

Ao criar sua análise de mercado, você precisa incluir informações sobre seu mercado-alvo, perfis de seus clientes ideais e outras pesquisas de mercado. Você também pode incluir depoimentos, se você os tiver.

Parte de sua análise de mercado deve vir de olhar para as tendências em sua área e indústria. A Coffee House, Inc., reconhece que há uma grande tendência em direção à comida “lenta” e à ideia de experimentar a vida. Além disso, o Coffee House pesquisou sua cidade e não encontrou cafeterias locais que oferecessem grãos frescos ou acessórios de alta qualidade para bricolage.

A Coffee House pode criar uma identidade ideal para o cliente. O cliente ideal é um membro milenar ou mais novo da Geração X. Ele é um profissional e está interessado em experimentar a vida e desfrutar de prazeres. O cliente ideal provavelmente não é rico, mas é de classe média e tem renda suficiente para ter um hobby como café. O Coffee House atrai profissionais que trabalham (e talvez moram) em um centro da cidade. Eles encontram seus amigos para uma boa xícara de café, mas também querem a capacidade de fazer um bom café em casa.

Organização e Gestão

Use esta seção do seu plano de negócios para mostrar seus superstars de equipe. Na verdade, há muitos indícios de que sua equipe de gerenciamento é mais importante do que sua ideia ou lance de produto.

Os capitalistas de risco querem saber que você tem uma equipe competente que tem a coragem de cumpri-lo. É mais provável que você tenha sucesso e gire, se necessário, quando tiver o gerenciamento e a organização certos para sua empresa.

Certifique-se de destacar o conhecimento e as qualificações de cada membro da equipe em seu plano de negócios. Você quer impressionar.

No caso da Coffee House, Inc., os fundadores enfatizam suas conexões no mundo do café, particularmente os produtores que usam práticas sustentáveis. Eles podem obter bons preços para grãos a granel que possam marcar com seu próprio rótulo. Os fundadores também têm experiência em fazer e entender o café e os negócios. Um deles tem um MBA e pode alavancar a capacidade executiva. Ambos trabalharam em departamentos de marketing no passado e possuem experiência em mídias sociais, para que possam destacar seus conhecimentos.

Estratégias de Vendas

Como você arrecadar dinheiro com o seu negócio e tornar os lucros uma realidade? Você responde a essa pergunta com sua estratégia de vendas. Esta seção tem tudo a ver com explicar sua estratégia de preços e descrever a relação entre seu ponto de preço e tudo o mais na empresa.

Você também deve detalhar as estratégias promocionais que está usando agora, além das estratégias que espera implementar mais tarde. Isso inclui seus esforços de mídia social e como você usa press releases e outras aparições para ajudar a aumentar a conscientização de sua marca e incentivar as pessoas a comprar ou se inscrever em seus produtos ou serviços.

Sua seção de estratégia de vendas deve incluir informações sobre seus esforços de desenvolvimento da web e seu plano de otimização de mecanismos de pesquisa. Você quer mostrar que pensou nisso e está pronto para implementar um plano para aumentar as vendas.

Coffee House precisa ter certeza de que eles utilizam estratégias de boca a boca e geolocalização para o marketing. A mídia social é um bom começo, incluindo fazer vídeos do Facebook ao vivo demonstrando produtos e como moer grãos. Eles podem incentivar os clientes a fazer check-in durante a visita, além de oferecer cupons especiais e promoções que são ativadas quando chegam à casa para incentivar as vendas.

Requisitos de Financiamento

Aqui é onde você pede a quantia de dinheiro que precisa. Certifique-se de estar sendo o mais realista possível. Você pode criar um intervalo de números se não quiser tentar identificar um número exato. Inclua informações para um cenário de melhor caso e um cenário de pior caso. Você também deve montar um cronograma para que seus possíveis financiadores tenham uma ideia do que esperar.

Pode custar entre US $ 200.000 e US $ 500.000 para abrir um café, e as margens de lucro podem ficar entre 7 e 25%, dependendo dos custos. Uma casa de café bem administrada pode faturar até US $ 1 milhão por ano até o terceiro ano, de acordo com o Chronicle. Algumas das coisas que a Coffee House, Inc. incluiria em sua linha do tempo, são obter as instalações, as permissões dos manipuladores de alimentos e as licenças apropriadas, providenciar o fornecimento regular e obter o seguro certo. A duração desses itens depende dos regulamentos estaduais e locais. Independentemente do seu negócio, tenha uma ideia dos passos necessários para que isso aconteça e por quanto tempo eles demoram. Adicione tudo em sua linha do tempo.

Projeções Financeiras

Finalmente, a última seção do seu plano de negócios deve incluir projeções financeiras. Certifique-se de resumir todos os sucessos até este ponto. Isso é especialmente importante se você deseja garantir fundos para a expansão de seus negócios existentes.

Suas projeções voltadas para o futuro devem se basear em informações sobre seu crescimento de receita e tendências de mercado. Você quer poder usar informações sobre o que está acontecendo, combinadas com suas estratégias de vendas, para criar projeções realistas que informam aos outros quando eles podem esperar ver os retornos.

Embora possa ser demorado criar um plano de negócios, seus esforços serão recompensados. O processo é valioso para ajudá-lo a identificar possíveis problemas, além de ajudá-lo a planejar com antecedência. Você será mais organizado e melhor preparado para o sucesso.

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