6 Razões para Você usar Energia Solar e Economizar Muito Dinheiro

compartilhar:
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Energia Solar Fotovoltaica

Energia-Solar-Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (Efeito Fotovoltaico) sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Uso da energia solar fotovoltaica

Este tipo de energia é usada para uma enorme quantidade de e tipos de aplicativos e aparelhos autônomos. Para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição.

Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos.

Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento.

Aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede.

A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas.

 

Irradiação Solar x Potencial de Geração de Energia

O Brasil tem um potencial gigante para a geração de energia solar fotovoltaica.

E essa energia vem sendo gerada principalmente de duas formas:

Usinas Solares, instalações em largar escala com capacidade de produzir energia para abastecer cidades inteiras.

Usina-Solar-Fotovoltaica

 

Geração distribuída, instalações em residencias, comércio e em pequena industria, que de forma distribuída pelas cidades geram, suprem o próprio consumo e ainda abastassem as redes locais.

Instalar Sistemas de Energia Solar é uma Boa Ideia?

A energia solar é uma fonte abundante e agora vamos falar dos motivos que tem levado as pessoas a instalar energia solar, e tantas outras a se profissionalizarem fazendo cursos para se tornarem instaladores de energia solar.

Sabendo que o preço dos painéis fotovoltaicos vem caindo a cada ano. Que a eficiência das células fotovoltaica vem melhorando muito e que neste exato momento centenas de pesquisas estão sendo conduzidas pelos maiores fabricantes de equipamentos de energia solar do planeta.

Muitas nações, dentre elas o Brasil tem incentivado de forma positiva a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências, comércios e empresas. E joje no cenário nacional pode se mensurar que o investimento com um sistema residencial de energia solar se paga num período de 6 até 8 anos. E que os equipamentos tem vida útil de aproximadamente 20 anos.

Sim! Investir em energia solar é uma ótima ideia.

Confira os 6 Motivos que resumem bem o que falamos acima

 

1. Energia do Sol é de graça

A energia solar que incide sobre o planeta segue um dos três destinos: ser reflectida, absorvida ou transmitida, 51% é absorvida pela superfície.

Essa energia chega aos nossos telhados praticamente todos os dias e pouco proveito tiramos dela, mesmo sabendo que a luz do sol é abundante e gratuita. 

Ignorar uma fonte de energia gratuita é algo que devemos reconsiderar, Se te dissessem que hoje você poderia abastecer seu carro de graça, você deixaria de ir a um posto de combustível? Creio que não!

Com a energia solar é praticamente a mesma coisa, ela vem até nossas casas, praticamente todos os

Se você compra um gerador de energia a diesel, você paga pelo diesel para energia.  Uma usina hidrelétrica precisar armazenar grandes quantidade de água.

Imagine o potencial de economia em um país como o Brasil a energia solar está bombando quase todos os dias.

 

2. Energia Fotovoltaica é acessível

Energia-Solar-Energia-do-SolEssa energia que chega a superfície é a luz do sol, composta por fótons.

Os fótons em contato com o silício da placas produzem a eletricidade que é consumida por nós.

O valor do investimento e da manutenção em Kw/h num sistema solar é mais barato do que o valor do kw/h ofertado pelas concessionárias de energia.

Os painéis tem garantia de até 20 anos e os equipamentos eletrônicos usados nos sistemas de geração solar requerem baixa manutenção, tem garantia de 5 anos em média. De forma geral entre 5 e 8 anos se paga o sistema.

 

3. Custo benefício

Energia-Solar-FotovoltaicaNos sistemas conectados a rede, ou grid-tie, a energia gerada é compartilhada na rede da concessionária de energia local, um medidor bidirecional faz a média entre a energia o que entra e a que sai.

O consumidor paga apenas se consumiu energia da rede, se o sistema gerou mais energia que a demanda do imóvel, o excedente vai para rede local e é convertido automaticamente em créditos junto a concessionária local.

A possibilidade de compartilhar a energia gerada foi o grande upgrade dessa tecnologia, e desde 2012 o governo brasileiro aperfeiçoando as leis e concedendo isenções e benefícios fiscais para quem usa ou gera energia fotovoltaica.

4. Sistemas autônomos

Energia-Solar-Sistema-AutônomoSistemas off-grid, ou fora da rede, são os sistemas que gera a energia da mesma forma que o anterior e armazena essa energia em baterias, elas garantem o suprimento de energia durante a noite e dias sem sol.

Pode ser usado em áreas urbanas e rurais, embarcações, além de sistemas de segurança, no-breaks, antenas de telefonia e internet, bombeamento de água e iluminação rural, estoca energia em baterias e previne o risco com os apagões.

 

5. Sistemas Híbridos

Estes sistema podem estar conectados à rede e/ou usar baterias, ter suporte de geradores a diesel, turbinas a vapor, hidrelétricas e também energia eólica,

São sistemas que primam em garantir a disponibilidade de energia a maior parte do tempo e oferecem a flexibilidade na hora de escolher a fonte de energia que, no momento, apresenta o melhor custo benefício.

O coração desse sistema é o inversor de frequência trifásico que gerencia a energia proveniente de cada fonte(solar, eólica, rede, gerador e etc) e a direciona para o consumo e/ou bateria, e/ou rede local.

6. Micro e Mini Geração 

Hoje ja é possível investir em Usinas de Energia Fotovoltaica, com a resolução 488/12 da ANAEEL, é regulamenta a criação e operação de usinas solares que são interligadas a redes de distribuição e que passam a integrar a matriz energética brasileira.

Pessoas ou grupos tem investido em usinas de energia fotovoltaica com o intuito de vender essa energia nos leilões de energia do governo.

Empresas tem investido em micro usinas para reduzir seus custos com energia e principalmente evitar o risco de apagões e ter uma maior previsibilidade sobre o custo da energia ao longo do tempo, o que facilita o planejamento estratégico.

Enfim, a energia solar veio pra ficar e desde as naves espacias, satélites, casas, edifícios e áreas rurais ela é cada vez mais usada para abastecer a nossa civilização com energia elétrica, que hoje em dia é tão essencial quanto terra seca, água e alimento.

Se quiser saber mais sobre como ter energia solar na sua casa, empresa, hotel, pousada ou fazenda, fale com o pessoal da Solar Trade:

011 94889 6660 | 012 996130848

https://www.lnsp.com.br/loja/cursos-desenvolvimento-pessoal/energia-solar-instalador-solar-de-alta-performance/

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Veja Também

Siga-nos

Assine! fique por dentro das Novidades

Receba informações sobre empreendedorismo, negócios, turismo e muito mais. Você pode cancelar o recebimento a qualquer momento.

Publicidade